O Fundo das Nações Unidas para a Infância promove uma campanha para valorizar publicações para crianças que favoreçam a diversidade e combatam o racismo e outras formas de preconceito. A iniciativa coincide com o Dia Nacional do Livro Infantil.
A campanha parte do princípio de que a leitura permite às crianças aprender novos valores e mudar a forma como veem sua própria cultura. A Unicef trata a possibilidade de se conhecer e ouvir histórias diferentes como um direito que amplia perspectivas e contribui para a construção de uma sociedade igualitária. Durante o dia, a campanha "Por uma Infância sem Racismo" divulga artigos e livros que contemplem a valorização das diferenças étnico-raciais.
Diversas pesquisadoras da área listam artigos. Entre elas, estão Ana Célia da Silva , professora titular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Maria Anória J. Oliveira , Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Andréia Lisboa de Sousa , da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Maria Nazaré Mota , do Projetos Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário