TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

DICAS CULTURAIS


Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê
              Rua do Curuzu, 228 - Liberdade - http://www.ileaiye.com.br/

A movimentação dos negros baianos em épocas mais recentes e com características e reivindicações novas e atualizadas, tem como seu ponto de partida a criação, em 1974, do Bloco afro Ilê Aiyê, no Curuzu, no mais populoso bairro de Salvador: a Liberdade.  O Ilê Aiyê surgiria como expressão dos anseios de grupos de negros em busca de auto-afirmação cultural. 





CEAO

Apresentação


O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) é um órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia voltado para o estudo, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiáticas. Foi criado em 1959, em um momento de efervescência política e cultural, no qual o Brasil inaugurava uma política de presença diplomática e cultural na jovem África que se libertava do colonialismo. Coube a um humanista português, o Professor Agostinho Silva, a iniciativa da criação do CEAO, que foi então concebido como um canal de diálogo entre a universidade e a comunidade afro-brasileira, por um lado, e entre o Brasil e os países africanos e asiáticos, por outro. A manutenção desta tradição é o traço que o identifica no presente e que orienta a sua ação para o futuro.
O Conselho Deliberativo é formado pelo Diretor do Ceao, Diretor da FFCH, representantes do Reitor, dos funcionários, do Instituto de Letras e do Instituto de Geociências.

Compõem o CEAO: 
· Museu Afro-Brasileiro
· Biblioteca do CEAO
· Livraria Afro-Oriental, gerida pela Editora da UFBA
 Núcleo de Educação para a Cidadania, em parceria com o CEAFRO - Profissionalização para a Cidadania, voltado para a formação de jovens e adolescentes afro-descendentes,· Auditório Agostinho Silva
· Núcleo Administrativo, de Pesquisa e de Extensão.

O Ceao também abriga o PosAfro - Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos

Atividades

O CEAO promove e organiza eventos voltados para a comunidade negra, bem como possibilita a realização de eventos comunitários. Os mais freqüentes tipos de eventos são:
· Cursos, seminários e conferências organizados por entidades culturais;
· Reuniões e assembléias de associações e organizações da comunidade negra;
· Celebrações, recepções e solenidades envolvendo representações de países africanos e organizações da comunidade negra;
· Lançamento de livros, revistas e CD´s de intelectuais e artistas negros.
A realização de eventos depende de pauta a ser previamente confirmada.




MUSEUS


Museu Abelardo Rodrigues O Museu Abelardo Rodrigues está situado no Bairro do Pelourinho na Rua Gregório de Matos. No interior se exibem obras de arte com motivos religiosos e populares coleções do século XVI e XX, merecendo especial destaque o acervo particular de arte sacra de Abelardo Rodrigues, considerada uma das mais importantes do país.



Museu de Arte Moderna de Bahia - MAM O Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM, é um dos museus mais importantes do Brasil. Foi fundado no ano de 1960 e instalado seis anos mais tarde no Solar do Uinhão. Situa-se na Avenida Contorno, Bairro do Contorno e no seu interior se guarda um dos arquivos de arte contemporânea e modernista mais importantes do Brasil, com pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, entre outras obras. Além disso, conta com várias salas de exposições temporárias, teatro auditório, sala de vídeo e biblioteca especializada.


Museu de Arte da Bahia O Museu de Arte da Bahia foi fundado no ano de 1918 e é o mais antigo de todo o Estado. Situa-se na Avenida 7 de Setembro, Bairro Vitória, e no seu interior se expõem esculturas, pinturas e móveis do século XVII e XIX, além de porcelanas chinesas, peças sacras e jóias, entre outras coisas.


Museu Carlos Costa Pinto O Museu Carlos Costa Pinto situa-se na Avenida 7 de Setembro no Bairro Vitória, rodeado por um belíssimo jardim. Conserva uma importante coleção de mobiliário, porcelana, telas, cristais e peças sacras dos séculos XVII, XVIII e XIX.


Museu de Arte Sacra O Museu de Arte Sacra, considerado um dos melhores museus de arte sacra do Brasil, situado dentro do Convento de Santa Teresa na Rua do Sodré. No seu interior se destacam as coleções de esculturas de madeira, pedra, barro e marfim.


Museu das Portas do Carmo O Museu das Portas do Carmo situa-se na Praça José de Alencar, Centro Histórico de Salvador. Merece especial destaque, uma parte das antigas muralhas que protegiam a cidade no século XVII.




Museu Afro-Brasileiro O Museu Afro-Brasileiro situado na antiga Faculdade de Medicina da Cidade, Praça XV de Novembro, Bairro do Terreiro de Jesus. Em seu interior se guardam obras e peças relacionadas com a cultura africana e afro-brasileira.




Museu Geológico do Estado O Museu Geológico do Estado situa-se na Avenida 7 de Setembro no Bairro da Vitória. Foi fundado no ano de 1975 e guarda um importante acervo com mais de 2.500 mostras de minerais, fósseis e rochas, entre outras coisas.




Museu Náutico O Museu Náutico de Salvador está situado na Praça Almirante Tamandaré no interior de uma das construções militares mais importantes da Cidade, o Forte de Santo Antônio da Barra. Guarda uma importante coleção de mapas, maquetes antigas, instrumentos de navegação, peças de artilharia e restos de naufrágio, destacando os que foram recuperados do Galeão do Sacramento.




Museu Casa de Rui Barbosa O Museu Casa Rui Barbosa situa-se no Centro Histórico de Salvador na Rua Rui Barbosa, onde se guardam os manuscritos e os objetos pessoais do conhecido político nascido na cidade e um dos personagens mais importantes da história do Brasil.






Museu de Arqueologia e Etnologia O Museu de Arqueologia e Etnologia de Salvador está situado na antiga Faculdade de Medicina, Praça 15 de Novembro. No seu interior se expõe interessantes coleções de objetos indígenas, pinturas e fotografias.




Museu do Cacau O Museu do Cacau está instalado em um edifício da Rua de Espanha no Bairro do Comércio. Em seu interior se expõe interessantes coleções que nos mostra a história do cacau no Estado da Bahia.




Mercado Modelo O Mercado Modelo está situado na Praça Cairu, Cidade Baixa, instalado no edifício de arquitetura neoclássica do século XIX declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional, antiga Casa da Alfândega. É um dos principais mercados de artesanato de todo o Estado da Bahia e conta com mais de 200 lojas, bares e restaurantes.






Parque Costa Azul O Parque Costa Azul encontra-se situado às margens do Oceano Atlântico na Avenida Adelaide Fernandes da Costa, próximo ao Jardim dos Namorados. É um dos lugares de lazer mais frequentado pelos habitantes da Cidade e conta com numerosas áreas esportivas, restaurantes e um anfiteatro ao ar livre.






Parque da Cidade O Parque da Cidade se localiza no Bairro Itaigara na Avenida Antônio Carlos Magalhães, e é uma importante área de conservação da Mata Atlântica fundada no ano 1973 que foi transformada no ano de 2001 no moderno complexo sociocultural e de lazer. Conta com um parque infantil e numerosas áreas esportivas, rodeadas por uns frondosos bosques.




Parque das Esculturas O Parque das Esculturas se estende pela Avenida do Contorno no Bairro da Graça. Em seu interior destacamos o Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM.






Parque de Pituaçu O Parque Pituaçu é considerado um dos poucos parques ecológicos urbanos do Brasil. Foi criado no ano de 1973 e se estende por mais de 400 hectares. No seu interior se destaca a Lagoa de Pituaçu, onde se pode alugar os típicos pedalinhos, e o Espaço Cravo, museu a céu aberto com mais de 800 obras de artistas plásticos Mário Cravo. Além disso, conta com uma zona esportiva, centro comercial, quiosques, sorveteria, bares e restaurantes.




Parque do Abaeté O Parque do Abaeté é um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade. Encontra-se situado no Bairro de Irapuã e é conhecido por ser o lugar onde se situa a Lagoa de Abaeté, uma das mais belas do Brasil, de águas escuras e rodeada de dunas de areia branca e uma extensa vegetação. No seu entorno destacamos o Centro de Atividades, a Casa da Música da Bahia e a Casa das Lavandeiras, e além disso, dispõe de quiosques, lojas de artesanato e restaurantes com música ao vivo.




Parque do Dique do Tororó O Parque do Dique do Tororó se situa próximo ao centro da Cidade, na Avenida Vasco da Gama. É o único manancial natural de Salvador e foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Atualmente está repleto de atrações turísticas e se transformou em um importante espaço de descanso e entretenimento. 

Um comentário:

  1. Saudações Gledson!
    Enviei o cartaz do evento da semana da consciência negra na católica, para o seu e-mail. Sou grato pela sua divulgação.
    Lucas Batista

    ResponderExcluir