TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

domingo, 1 de abril de 2012

Danilo Gentili, Racismo e o Politicamente Correto

O humorista Danilo Gentili postou a seguinte piada no seu twitter:


“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”


A ONG Afrobras se posicionou contra: “Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal”, diz José Vicente, presidente da ONG. “Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade” , avalia Vicente.


Alguns minutos após escrever seu primeiro “twitter” sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog: “Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?” . “Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com o cara porque é famoso. A cabeça de vocês é que têm preconceito. “


O pior ainda está por vim:

“Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?




Quem propagou a ideia que “negro” é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: “Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra”.
Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho de ser da raça negra, eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco, mas sim de burro.


Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.


Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:
- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.


Prefiro ser chamado de macaco a ser chamado de girafa. Peça a um cientista que faça um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.


Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa, e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?


Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo “preto” pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: “Branco, Amarelo, Vermelho, Negro”?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho, não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas, é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.


Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: “E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!”. Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer “Desculpe meu querido, mas já que é um afro-descendente, é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!” Sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas; afinal eu usei os termos politicamente corretos e não a palavra “preto” ou “macaco”, que são palavras tão horríveis.


Os politicamente corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite: isso é racismo, pois transmite a ideia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus “defendidos” .


Agora peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso, nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade, sou ítalo-descendente. Italianos não escravizaram africanos no Brasil. Vieram pra cá e, assim como os pretos, trabalharam na lavoura. A diferença é que Escrava Isaura fez mais sucesso que Terra Nostra.


Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano, e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.


Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca ter escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.


Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café-com-leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.


Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo “negro” ou “afro-descendente” , tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça, você será apenas preto e eu, branco, da mesma raça – a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita “100% humano”, pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão.



http://abcimaginario.blogspot.com.br/2012/03/danilo-gentili-racismo-e-o.html

21 comentários:

  1. Fico tão admirada como muitas pessoas não conseguem (não querem) perceber o sarcasmo e ironia por trás deste texto, chega me dá tristeza de ver uma pessoa que está ai na mídia com uma visão tão distorcida desta polêmica que é o racismo. Apesar de não representar referencia alguma para mim, sei que ele representa algo pra muita gente e esse é o grande problema.
    Mas o que fazer diate de tanto racismo entranhado nas veias como essa de Danilo Gentilli? Apenas exigir nossos direitos e não deixar passa em branco comportamentos racistas como esse, ainda que bem disfarçado.

    ResponderExcluir
  2. Se não deve existir racismo, é por que não existem raças. Dito isso, eu pergunto:
    O IBGE seria a instituição mais racista que existe, pois pergunta no Censo qual a nossa cor?
    Se todos somos iguais, por que o Orgulho Negro?
    Se somos todos iguais, por que cotas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim Se falo a coisa mais certa do mUndo Parceiro!!!!

      Excluir
  3. Você está completamente equivocado, primeiro para te esclarecer que temos etnia, e não raça. Segundo, o papel do IBGE é um trabalho estatístico, e estatística se faz com dados, por isso é necessário saber a etnia dos indivíduos. Terceiro, não somos iguais porque os negros não possuem o mesmo espaço e os mesmos direitos que os brancos, basta você estudar minimamente um pouco de historia você vai descobrir que os negros foram subjugados das mais variadas formas pela iniciativa do homem branco, que sequestrou, escravizou, explorou e matou. Mas, nós resistimos e continuamos lutando para ter nosso espaço garantido, por isso Orgulho negro, o orgulho por ter sido os braços e os pés que ergueram essa terra, e não os que exploraram, escravizou e destruiu. E por último, sabe por que cotas? Para reparar e incluir aqueles que foram durante séculos e ainda são, separados e excluídos pelos bracos, que tiveram seus direitos enquanto seres humanos violados, trazidos a força, escravizados, massacrados. Por isso é necessário ter cotas, para colocar no lugar aquilo que a maldade do branco escravizador modificou. Abraços e continue participando, o espaço é democrático, não é um espaço só de negros, como eram e ainda é a maioria dos espaços do homem branco, todos participam.

    ResponderExcluir
  4. Gledson hipocrisia sua falar isso, sim o mundo é uma merda não tem como falarmos que todos nós somos iguais pois colocam diferenças entre nós para não sermos iguais, só que eu sou negra e pra mim o que ele falou não foi nada racista e o que ele disse no texto dele, fala sério era mas facil de ficar quieto, velho odeio demais quando ouço So da raça negra, caralho você não é de raça porcaria nenhuma você é humano e pronto não é por causa de um caralho de cor que você tem sua raça isso vale pros brancos tambem, velho aprende a não se passar por cuidado RACISMO e completamente diferente disso se é que você já sofreu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Racismo não é completamente diferente disso que o Danilo Gentilli escreveu não!!! Se você fosse negra saberia que há o racismo explícito, quando o indivíduo despeja na sua cara todo o preconceito dele; e também o racismo disfarçado, que se expressa por meio de piadas e/ou insinuações racistas.
      E mesmo que algumas pessoas ainda usem a expressão "raça negra", todos os seres humanos pertencem à raça humana, porém, existe Grupos de Origem Ancestral: negros, caucasianos, asiáticos (amarelos), e os indígenas que são uma variação do asiático. Isso se chama DIVERSIDADE HUMANA!! O Danilo Gentili, ao comparar a nossa diversidade humana com raças de cachorros, só atestou que é um ignorante de marca maior.

      Excluir
    2. O que é interessante é a incapacidade de interpretação de algumas pessoas, o Danilo Gentili falou sobre raça de cachorro pra defender a ideia de que não existe diferença racial entre negros e brancos. Aposto que você já riu de piadas de algum tema, seja de cunho religioso, étnico, social ou sexual, não seja hipócrita e aprenda a interpretar sem pre-conceitos. Sim, você já leu o texto cheio de pressuposições e não se preocupou em entender o que o Danilo estava dizendo, a cada palavra você deve inserir na sua mente o termo "racista". E outra coisa, se uma pessoa não é condenada ele não deve ser taxada como criminosa. Já que quer ser tão politicamente correto, diga "suspeito de racismo", pois ele não foi condenado por isso. E só pra terminar e provar sua péssima capacidade de interpretação, a Brenda disse que é negra. tenho pena de você e da sua ignorância..

      Excluir
  5. Você á uma pessoa desprezível, pra começar realmente o IBGE, é uma instituição racista, o nosso governo surgiu de uma cultura racista, e nossas mentes cresceram com uma cultura racista. Tenho certeza que se rasga de gargalhadas quando te contam uma piada de gaúcho que, supostamente é viado, ou quando chamam um Português de burro.
    Somos iguais, os nordestinos são hostilizados onde quer que vá. O Orgulho Negro é pura hipocrisia, então criaremos o orgulho Paraíba, ou Cabeça chata, ou O grande orgulho de ser Loira.
    Parem de perder tempo com assuntos inúteis e sem relevância nenhuma, tenho amigos Gays, Negros, Nordestinos de grande valor e não precisam de instituições e multidões se preocupando para tornar o mundo um lugar melhor pra eles, mas sim precisamos pensar em um mundo melhor para a humanidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho Negro não é hipocrisia coisa nenhuma. Eu me identifico com a minha ancestralidade africana, e não há nada de hipocrisia ou racismo nessa identidade. E estou de pleno acordo com o Gledson: é de admirar como muitas pessoas não conseguem (não querem) perceber o sarcasmo e ironia por trás deste texto.. Se você, Rodrigo Souza, quer fazer do mundo um lugar melhor para a humanidade, então deveria entender a importância das instituições que lutam contra o racismo, ao invés de criticá-las.

      Excluir
  6. Onde é que vocês viram a palavra negro no comentário do Danilo??? Não tem jogadores de futebol branco??

    ResponderExcluir
  7. Apesar de perceber que Danilo Gentilli é adorado, o que ele fala não deve ser considerado lei. Não sei se esse discurso de que não há racismo no texto de Gentilli é ingenuidade ou burrice mesmo, ou talvez seja mais fácil fingir que não há racismo nisso tudo. A única coisa que os negro que lutam pelos seus direitos querem é exatamente o que os brancos dizem que já exite, igualdade. Será mesmo que temos igualdade, somos mesmo todos iguais? Mas porque a grande maioria dos presos são negros e mesmo em lugares onde a maioria da população é negra, ainda assim não temos um número considerável de representantes negros? Bom, acho que é melhor fechar os olhos e brincar de mundo perfeito onde todos nós somos iguais. Como a própria Brenda que se diz negra, se sente igual então estamos no país perfeito. Não tentativa nenhuma de se vitimar aqui, só há uma luta por igualdade que nitidamente não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de onde você tirou esse dado que a maioria dos presos são negros? Se pesquisar um pouquinho verá que é o contrário. Aproximadamente 70% da população carcerária é de etnia caucasiana.

      Eu acho que as cotas são o maior exemplo de racismo. Não digo para esquecer o passado, mas para vive o hoje. Hoje os negros tem a mesma chance de estudar que um branco. Hipoteticamente, 2 garotos, um branco e um negro estudam na mesma escola pública, com os mesmos tipos de materiais. Ao chegar na faculdade, o negro tem cotas, e o branco não. Isso é igualdade? Pra mim isso é hipocrisia, é racismo, mas racismo dos negros para com eles mesmos.

      Sou branco, e tenho orgulho disso, o que não quer dizer que tenho orgulho do que meus antepassados fizeram.
      Sou branco e meu melhor amigo é negro.
      Sou branco e sou praticante do candomblé, uma religião nascida no Brasil, com raizes africanas e que foi, durante anos, proibida pelos meus antepassados brancos.
      Sou branco e sou contra as cotas para negros.
      Sou branco e sou contra o racismo.
      Sou branco, e daí?

      Excluir
  8. Em algo devo concordar com o Danilo,embora nâo goste do trabalho dele. Pois os negros que se sentem desrespeitados com esse tipo de chacota, sâo os mesmos que morrem de rir quando alguèm conta uma piada de gay. Pura hipocrisia.Pimenta nos olhos dos outros è refresco. Sou gay e sei o quanto è difìcil e pesado carregar esse fardo...

    ResponderExcluir
  9. o orgulho negro realmente não é hipócrita, mas o que você pensaria se visse alguém pelas ruas com uma camisa escrita "Me orgulho em ser BRANCO" ?? aí não pode né ?? você pode se orgulhar da sua ancestralidade, aposto que muitos se orgulham em descender de africanos, mas os outros não podem se orgulhar em ser descendentes de alemães ?? ele em momento algum fez referência a negros na piada, as pessoas ficam muito paranoicas com essa coisa de racismo que veem coisa onde não tem, parece que associam a palavra "macaco" a "negro" como se elas fossem sinônimos.

    ResponderExcluir
  10. O afro-coitadismo chegou ao extremo, não aceitam nem uma simples piada. O negro hoje em dia é um cidadão comum, como qualquer outro, mas por que tanto vitimismo? Por que tanto choro? Eu lhes digo o porquê, por causa da intolerância enraizada pela mídia a respeito do ''racismo'' em algumas atitudes. A hipocrisia também é outro fator, negros dão gargalhadas sobre piadas de loiras, índios, japoneses, mas quando é sobre eles existe uma certa barreira moral que os impede de aceitar isso e ainda se ofendem quando alguém diz que tem orgulho em ser branco, mas por que? Vocês são os únicos a terem direito de sentir orgulho da própria raça? Mas daí alguém pode querer argumentar sobre o fato de terem sido escravizados a séculos atrás, SÉCULOS ATRÁS? O Japão conseguiu se restruturar duas vezes em pouco mais de um século e vocês ainda estão ofendidos e desestruturados por algo que aconteceu no Brasil colônia, sério?

    ResponderExcluir
  11. O que eu vejo em todo lugar, é que todos tentam afastar o macaco do negro...
    Veja que...

    O macaco é tido como o animal que possui a maior quantidade de características semelhantes ao homem...
    Sendo bem grosseiro nessa aproximação, podemos dizer que o macaco é um "homem" primitivo, não evoluído...

    Compare, qual a cor do macaco?
    Preto
    Ele é quadrupede, porém também pode se mover sobre suas duas "pernas", assim como o homem...
    A Principal diferença está na capacidade de Raciocinar.

    Excluindo essa ultima diferença, qual etnia mais se aproxima do macaco?
    Tá difícil perceber?

    OS NEGROS...

    POR generalização, é mais fácil dizer que o negro é burro como o macaco, do que ignorar que eles não se assemelham!

    MAS AGORA COMPARE...

    Quando você chama um GAY de veado... o GAY Tem chifres?, tem patas finas, corre rápido?
    NÂO, a unica semelhança é o modo delicado com que ele se move, etc...

    Uma pessoa Alta, com uma girafa?
    A pessoa tem um pescoço desproporcional ao corpo, pode ser... é amarelo? tem a face semelhante a de uma girafa?
    NÂO, a unica semelhança é a altura do animal

    Uma pessoa obesa de baleia??
    NENHUMA CARACTERISTICA !!!
    APENAS O GRANDE PORTE!!

    Coloque cada um desses animais do lado de seus respectivos "semelhantes humanos"
    Quem se assemelha mais???

    Veja que é fácil provar que gordo não é baleia...
    Mas e o negro e o macaco?

    Olhando de longe... são iguais...
    Ora mas e a capacidade intelectual, basta analisar isso!
    Não é tão simples...

    Estamos falando de uma CAPACIDADE, ou seja uma coisa que pode ser desenvolvida OU não!

    De fato, devido à escravidão, e a intervenção das outras etnias na Africa, o povo se desestruturou, não tendo acesso, devido a segregação, ao conhecimento, ou você vai me falar que os Colonizadores, filhos da puta, foram levar livros de matemática, física para o povo da Africa?, Otimo que tenham levado, eles nem tinham papel pra limpar a bunda, iriam ter papel pra escrever? SE lIGA!

    Sendo assim, ALGUNS tem mesmo uma capacidade intelectual baixa, e por esse motivo se aproximam mais ainda do macaco, o que é péssimo.

    A unica solução, CONHECIMENTO!

    ResponderExcluir
  12. Quanta gente idiota, levando a sério um humorista e políticos como piada... tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  13. Preto eh soh uma palavra? Os brancos foram escravizados por serem brancos? Quer dizer, usaram essa desculpa para escravizar pessoas brancas enquanto gritavam "soh palavras" ofensivas em relacao as cores de suas peles? A "soh palavra" 'branco' esta historicamente assossiada a uma visao depreciativa e discriminatoria de alguem? Por esse tipo de palavra historicamente assossiada, use o exemplo: 'hipocrita', sera que serve elogio a ele?. Pode nao ser racista (ou pode ser ne, quem sabe? As leis que estao acima dos civis dirao) mas o povo brasileiro eh em sua maioria, e adivinha? Se deixa influenciar por figuras publicas, por pessoas famosas e supostos artistas, que fazem parte de um grupo, onde alguns sao tao bem educados e inteligentes, que nao conseguem medir ou mesmo enxergar a influencia que tem e alem disso, tao sabios que nem vao atras para saber, e nem querem saber: "Nao sou responsavel, nao sabia, nao controlo, eh soh humor" (sim, somente humor, para uma minoria...) parece ate papo de politico corrupto (inveja?). Por causa dessas coisas (que sao obvias...), nao tem como comparar alguns objeto/alvos de piadas em certos tipos de humor. Seria como roubar alguma coisa e depois dizer: ah, mas eu tenho que garantir a alimentacao dos meus filhos, esse eh o meu papel, que se dane as leis. Seguindo o raciocinio do rapaz, entao, que ele fique tranquilo porque: As leis anti racismo sao soh leis.

    ResponderExcluir
  14. Devemos agradecer ao Sr. Danilo Gentili por sua contribuição para um mundo cada vez pior. Se fundamentar melhor as historinha da separação dos cachorros por hierarquia de raça pode ser que escape da acusação de racismo, mas é escandalosamente preconceituoso. Além do mais, chamar gorda de baleia, loira de burra e negro de macaco só engraçado para humoristas mediocres como esse cidadão. Nunca vi uma gorda rindo porque foi chamada de baleia. Coisas como essas é que lotam os consultórios de psicologia de pessoas infelizes e deprimidas.

    ResponderExcluir
  15. O preconceito deste trolha não pára por aí... Ele tirou uma foto d uma muçulmana vestindo burka em um aeroporto, postou no facebook e teceu um comentário infeliz comparando-a com um personagem d vídeo game devido às suas vestes e o pior é q foi apoiado por dezenas d pessoas, q tb acrescentaram inúmeras vezes o adjetivo Terrorista aos comentários infelizes. Não sei o quem é pior: este pseudo humorista ou os alienados pobres d espírito q o ovacionam cada vez q ele abre a boca para soltar uma piadinha d mau gosto!

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha! Eu estou vivendo situação oposta, fui eu o vitimado. Uma história interessante que, pode até ajudar o Danilo a se defender, pois, ilustra perfeitamente o que ele diz e não é só ele! É a MIDIA que, não se interessa em divulgar, por isso criei meu "blog dossiê" através do qual consegui a atenção a Min. Eliana Calmon, depus em audiência em Brasília, houve CORPORATIVISMO NA CORREGEDORIA REGIONAL EM CAMPINAS E O JUIZ RESPONSÁVEL FOI PROMOVIDO, Consegui a atenção da Presidenta Dilma e do Min. Joaquim Barbosa que, determinou que a CORREGEDORIA GERAL REABRISSE O CASO, fui depor na POLÍCIA FEDERAL e descobri que já estavam armando outra pra cima de mim, alegando que EU enviei uma correspondência ameaçadora para uma das juízas da Quadrilha do Judiciário de São Paulo, a qual sou vítima da maior SACANAGEM JURÍDICA imaginável. Vejam o que PRETO é capaz de fazer com seus amigos BRANCOS só para se sentirem poderosos. Assistam o vídeo do dossiê: WWW.OBERDANBARBOSA.WORDPRESS.COM os documentos de processos, nomes aos bois, a estorinha contada tin tin por tin tin. Linguagem claríssima. FORÇA DANILO GENTILI

    ResponderExcluir