TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CULTURA: Salve, a Dama do Samba!

4716dbd50e4247eca5242e7a8fa167ce
Por: Raymondh Junior
 Filha de um violinista do Bloco dos Africanos e de uma pastora do Rancho Flor de Abacate, Dona Ivone Lara começou a aprender música no colégio Orsina da Fonseca, na Tijuca, onde estudou como interna após a morte dos pais. Foi aluna de Lucília Villa-Lobos, esposa do grande mastro.
Prima de Mestre Fuleiro, começou a frequentar as rodas de samba da escola Prazer da Serrinha e, posteriormente, do Império Serrano. Ali passou a compor seus primeiros sambas de terreiro, enquanto vivia profissionalmente como enfermeira e assistente social (trabalhou no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a Dra. Nise da Silveira).
Ingressou na ala dos compositores do Império Serrano em 1965, ano em que compôs, com Bacalhau e Silas de Oliveira, "Os Cinco Bailes da História do Rio". Foi a primeira mulher a vencer um concurso de samba de enredo numa das grandes escolas do carnaval carioca.
A carreira de Dona Ivone Lara permite listá-la como uma das mais expressivas figuras da história da música brasileira. Melodista de rara inspiração, é autora de uma série de grandes sambas, vários deles gravados por nomes expressivos da canção popular.
A sua produção como compositora de sambas de enredo é pequena. Ao compor, porém, o clássico "Os Cinco Bailes da História do Rio", entrou para a história do gênero como co-autora de um dos sambas mais lindos e completos, segundo a crítica especializada.
Vida Longa à Dama do Samba!
Axé!
 Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário