TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ESPORTE: Judoca saudita luta com véu e faz história, mas perde e causa alvoroço após a luta

Judoca saudita Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani quebrou um tabu mas foi derrotada em 1min22s
  • Judoca saudita Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani quebrou um tabu mas foi derrotada em 1min22s










A judoca saudita Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani, de apenas 16 anos, tornou-se a primeira mulher de seu país a competir nos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira, mas sua participação durou pouco. Em sua estreia contra a portorriquenha Melissa Mojica, ela tomou um ippon com apenas 1min22s de luta.
Wojdan praticava judô escondida em seu país, mas acabou ganhando uma autorização especial para ir aos Jogos. Mas ela só aceitou lutar se pudesse usar um hijab, véu usado para cobrir a cabeça.

JUDOCA CAUSA ALVOROÇO

  • UOL
    Representantes da saudita usam discurso ensaiado para reproduzir as declarações da atleta
Ela ganhou a permissão do COI e da Federação Internacional de Judô para usar um véu especial, apesar dos temores de que o acessório poderia causar um estrangulamento. Mas ela mostrou fragilidade técnica no tatame. Faixa azul nos pesos pesados, ela não teve desenvoltura diante da portorriquenha e foi presa fácil.


Depois da luta, um batalhão de jornalistas de todo o mundo esperava pela judoca na zona mista. Os voluntários tinham dificuldade para organizar o local.



Sempre acompanhada por umrepresentante do comitê saudita, a judoca olhava assustada para câmeras e microfones e falava muito pouco e baixo para seu interlocutor fazer a tradução em inglês.



A fala do representante tinha ar de discurso ensaiado já antecipadamente, pois era visivelmente mais longa do que o que judoca dizia para ele.



"Ela disse que está muito feliz e orgulhosa de poder representar seu país. Nós estamos muito orgulhosos por ela poder atingir este nível em Jogos Olímpicos. Ela foi muito bem, mas infelizmente não foi possível brigar por uma medalha. Esperamos que no futuro ela possa se aprimorar", falou.



Algoz da saudita, Melissa Mojica, de Porto Rico, disse que não falou nada para sua rival antes e depois da luta e não quis entrar em uma discussão religiosa. "Não me importo com religião, não ligo para isso. Não conversamos nada."


FONTE:UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário