TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

RACISMO NO MUNDO - Zagueiro do Manchester é multado em R$ 140 mil por racismo no Twitter

Rio Ferdinand
O zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand foi multado e advertido sobre sua conduta em relação a um comentário postado no Twitter. Na mensagem, o inglês se referiu ao compatriota e lateral esquerdo Ashley Cole, do Chelsea, como "choc ice", uma expressão que muitos consideram racista. A multa foi anunciada pela FA (Federação Inglesa de Futebol) nesta sexta-feira.
"Rio Ferdinand foi multado em 45 mil libras (R$ 142,5 mil) depois que uma Comissão Regulatória Independente considerou provada a acusação de conduta imprópria em relação ao comentário postado no Twitter", informa o comunicado da entidade.
"A comissão decidiu que o comentário foi impróprio e desprestigiava o esporte. Além disso, a comissão concluiu que a violação incluiu uma referência à origem étnica, cor ou raça", completa o texto.

O comentário no Twitter em questão foi postado depois que Ashley Cole testemunhou em um julgamento que inocentou o capitão do Chelsea, John Terry, que foi acusado de insultos racistas contra o irmão de Ferdinand, Aston, durante um jogo em outubro.

Ferdinand respondeu a um usuário do Twitter, que disse: "parece que Ashley Cole vai ser o 'choc ice' deles". O jogador do Manchester respondeu: "te ouço cara! Choc ice é clássico! hahahahahahha!".

O termo "choc ice" é entendido por muitos como tendo conotação racial, significando que uma pessoa é negra por fora e branca por dentro. Ferdinand apagou o comentário e negou que o termo fosse racista. Seu irmão, Anton Ferdinand, é zagueiro do Queens Park Rangers e acusou Terry de racismo, citando um episódio ocorrido em um jogo contra o Chelsea.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário