TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Martin Luther King ganha monumento em Washington

O líder negro Martin Luther King será o primeiro afro-americano a ganhar um monumento no National Mall, o parque que fica em frente ao Congresso dos Estados Unidos, em Washinton.
O monumento de nove metros de granito, está provocando controvérsia, por parecer severo demais. Mas o que torna o debate mais emotivo é a história por trás da estátua.
Em 28 de agosto de 1963, Luther King reuniu milhares de pessoas para seu famoso discurso "Eu tenho um sonho".
Cinco anos depois ele foi morto. O assassinato espalhou disturbio em várias cidades americanas.
Quatro décadas depois da militância de Luther King, que resultou no fim das leis raciais nos Estados Unidos, a sociedade sonhada pelo ativista ainda não se concretizou plenamente.
A renda das famílias brancas é, na média, muito superior a dos negros. Mas muita coisa também mudou, inclusive na Casa Branca, agora endereço de Barack Obama, o primeiro afro-americano a presidir os Estados Unidos.
A inauguração, que irá incluir um discurso do presidente Barack Obama, coincide com o aniversário do 48º aniversário da Marcha de Washington e o famoso discurso de King - "Eu tenho um sonho" - pronunciado no Memorial Lincoln.
O monumento é o primeiro no National Mall em homenagem a um afro-americano, disse Harry E. Johnson, presidente da fundação responsável pela sua montagem, e isso faz da ocasião algo especialmente emocional para muitos.
"Isso é importante para mim como um negro americano", disse Jerome McNeil, que estava lá na segunda-feira tirando fotografias para seus netos. "Não é apenas uma estátua, é um símbolo do que podemos fazer se colocarmos nossas mentes em algo."
Em 1996, o Congresso autorizou a criação do monumento no National Mall e a Alpha Phi Alpha, uma fraternidade afro-americana, criou uma fundação para concretizar essa homenagem.Segundo Jackson, o projeto deu forma à frase do discurso de King "Com essa fé nós poderemos extrair da montanha do desespero uma pedra de esperança".


Lei Yixin, um escultor chinês, foi escolhido para criar a escultura de 30 pés, e um o arquiteto Ed Jackson Jr. projetou o layout, que inclui uma livraria, uma parede com citações de Martin Luther King Jr. e cerca de 200 cerejeiras. O custo foi de US$ 120 milhões e os organizadores disseram que ainda estão tentando arrecadar os últimos US$ 5 milhões.
No monumento, ele explicou, Martin Luther King Jr. é visto saindo da pedra de esperança. Os dois enormes montes ligeiramente atrás dele formam uma espécie de passagem para a estátua, representando assim a montanha de desespero.

FONTE: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário