TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rick Perry se envolve em polêmica racista nos EUA

Pré-candidato republicano à presidência possui uma propriedade rural cujo antigo nome é Cabeça de Negro: local que era reduto de linchamento de negros.

Segunda, 03 de Outubro de 2011
WASHINGTON No inicio de sua carreira política, Rick Perry hospedou amigos legisladores no campo de caça de sua família, um lugar conhecido pelo nome pintado em letras maiúsculas sobre uma pedra: Cabeça de Negro.

Antigos pastores já chamavam a região por esse nome, comumente atribuído a diversas montanhas pelo país, muito antes de Perry e seu pai, Ray, começarem a caçar no início dos anos 80. Com o passar dos anos, grupos de direitos humanos e agências governamentais conseguiram mudar alguns nomes com ofensas raciais que apareciam nos mapas nacionais.

Mas o nome desta área não mudou até Rick Perry se tornar governador do Texas. Alguns moradores ainda chamam o local assim. Para Perry, o nome é "ofensivo e não tem lugar no mundo moderno".

Ainda não está claro como ele lidava com isso antes, quando usava a propriedade. O fato adiciona uma polêmica para a biografia de Perry, que está no topo da lista de pré-candidatos republicanos à presidência.

Sobre a propriedade, Perry disse que seu pai a arrendou em 1983. O lugar era simples e isolado, situado em um rancho de 42 mil acres e com várias partes arrendadas. "Minha mãe e meu pai pintaram a pedra em 1983 ou 1984. Isso aconteceu após eu visitar a propriedade e ter visto a palavra ofensiva. Eu mencionei o fato, e eles cobriram com tinta. Desde então, eu nunca mais vi a pedra sem estar pintada."

A versão de Perry difere em muitos aspectos do que é contado por moradores locais, que lembram ter visto a pedra com o nome em vários momentos durante os anos em que Perry era associado à propriedade. Alguns dos que assistiram à ascensão política de Perry recordam sua reação ao nome na pedra e sua preocupação de que isso pudesse se tornar uma pesada carga em termos políticos.

Perry fala muito sobre como sua formação naquela comunidade rural influenciou seu conservadorismo. Entretanto, ele raramente, ou nunca, discutiu como foi crescer numa área de segregação, onde negros eram uma pequena fração da população.

O condado de Throckmorton, onde o campo de caça está localizado, foi considerado por muitos anos uma zona de proibição para negros em razão de histórias de linchamento. Em 1950, o Censo listou apenas um negro residente no condado, numa população de 3.600 pessoas. Em 2010, o Censo indicou que apenas 11 negros moravam no local.

Sobre o nome da propriedade, Perry disse que os gestores do rancho solicitaram a mudança para órgãos federais. Mas não foram encontrados registros do pedido nos arquivos do Conselho Americano de Nomes Geográficos.

Um morador que visitou o rancho nas temporadas de caça lembra da pedra com o nome visível. Ele disse que ela foi pintada anos depois, o que causou risos entre amigos. "Rimos pelo fato do Rick estar apagando seus rastros", lembra.

Perry estima ter caçado na propriedade 12 vezes entre 1983 e 2006. Quando ele despontou na política do Texas, o rancho foi reformado e uma nova placa foi colocada na entrada, onde se lê "Campo do Perry". A pedra permanece no portão, o antigo nome apagado com uma fina camada de tinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário