TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ato Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra marca


A noite do sábado (10) foi marcada pelo Ato Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra. O protesto aconteceu durante a II Conferência Nacional de Juventude que termina nesta segunda-feira, em Brasília. Ao som de atabaques e cantos afro-brasileiros a ação transformou o pátio do encontro em um cenário de impacto: um a um, jovens de diversos estados caíram ao chão simbolizando os negros mortos a cada dia no país.   A atividade fez parte da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra e teve o propósito de atrair atores sociais para a importância das políticas públicas a fim de garantir os direitos da juventude negra, prioritariamente o direito fundamental da vida. Segundo dados do Mapa da Violência de 2011 morrem proporcionalmente 67,1% mais negros do que brancos a cada ano no Brasil, em sua maioria, jovens com idade entre 15 e 24 anos. 

O extermínio juvenil é uma grande preocupação para os jovens do estado do Paraná. Os indicadores do estado apontam Foz do Iguaçu como a segunda cidade do país com o maior registro de mortes de jovens por causas externas. Participantes de São Paulo e Goiás denunciaram descasos, abusos de autoridades e processo de extermínio de jovens moradores de favelas e periferias por parte das polícias desses estados. 

Medidas anti-raciais – Para debater o tema, a Conferência Nacional preparou Grupos de Trabalho em Direitos Humanos, Saúde e Segurança Pública. De acordo com Severine Macedo, secretária nacional de Juventude, entre as medidas em curso para o combate à violência destaca-se a decisão da presidente Dilma Rousseff em unificar esforços de todo o governo no sentido de promover uma cultura sem discriminação. 
“Entre as propostas estão a criação do Fórum de Direitos e Cidadania e o debate sobre a criação do Plano de Enfrentamento da Mortalidade da Juventude Negra”, afirmou Severine, destacando que o desafio do fortalecimento institucional das políticas de juventude, exige especial atenção à tramitação e aprovação do Estatuto da Juventude. 

De acordo com ela, ao incluir o termo “juventude” na Constituição, o legislador apontou a necessidade de um estatuto que estabeleça os direitos específicos desta população. “Depois de mais de 20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente e quase 10 anos de Estatuto do Idoso, chegou a hora da nossa geração!”, concluiu a secretária, estimulando aos jovens a colaborarem na luta por seus próprios direitos e das gerações futuras. 
Mobilização – Acampados desde a última semana em frente ao Congresso Nacional, estudantes universitários e secundaristas prometem intensificar o movimento Ocupe Brasília até a quarta-feira (14), para quando está prevista a votação do Estatuto da Juventude, pela Comissão de Constituição e Juventude (CCJ). A ideia é apoiar a aprovação do texto que deve seguir para votação no Senado Federal. 

O documento prevê transporte público gratuito para os estudantes e meia passagem nos transportes interestadual e intermunicipal para jovens de 15 a 29 anos. O estatuto assegura, ainda, uma série de direitos, como meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer e financiamento estudantil em faculdades privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 
Outras medidas são as ações afirmativas para o acesso de jovens negros, indígenas, com necessidades especiais, e oriundos de escolas públicas ao ensino superior. Porém, a principal reivindicação dos estudantes é a ampliação de 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário