TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nede celebra Dia da Pessoa com Deficiência em fórum sobre educação inclusiva


Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (comemorado em 3 de dezembro), o Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, promove, no dia 6, a sexta edição do Fórum Permanente de Formação em Educação Inclusiva.
A iniciativa, que traz o tema Arte inclusiva em foco, acontece no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, a partir das 8h.
O evento, franqueado ao público externo, será transmitido por videoconferência para todos os campi da UNEB. As inscrições estão sendo feitas pela internet até o dia do fórum.
De acordo com a coordenadora do Nede, Patrícia Magris, o evento visa estimular a criação de novas políticas públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência por meio da arte.
“É muita gente fazendo arte sem que isso seja mostrado. Eles só aparecem como deficientes, mas têm um grande potencial artístico. Queremos elaborar um documento com propostas de políticas públicas para a área, que será encaminhado para os órgãos competentes”, adianta a coordenadora.
A programação do evento conta com apresentações culturais e duas mesas-redondas que vão debater sobre políticas públicas para pessoas com deficiência e o papel da mídia na divulgação de trabalhos artísticos desse público.

Além de Patrícia Magris, participam da abertura do fórum, pela UNEB, a vice-reitora Adriana Marmori, que também responde pela Proex, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, Antônio Amorim, além de coordenadores, professores e estudantes do Nede.
Destaque ainda para a participação do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro, do titular da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) — vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) —, Alexandre Baroni, e das representantes do Ministério da Cultura (Minc), Aline Mesquita, e da Secretaria estadual de Cultura (Secult), Taiane Fernandes.
“Planejamos reunir todas as propostas desenvolvidas desde 2006 e lançar uma revista com o histórico das discussões das edições anteriores. Assim vamos consolidar um projeto propositivo para a inclusão cultural das pessoas com deficiência”, revela Patrícia.

O Fórum Permanente de Formação em Educação Inclusiva é realizado com a parceria dos grupos de pesquisa Psicanálise, Educação e Representação Social (Gepe-rs) e Inclusão e Sociedade, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.


FONTE:Assessoria de Comunicação da UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário