TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sábado, 10 de março de 2012

Família Mandela construirá museu no povoado natal do ex-presidente


nelson-mandela-museu
O Conselho tradicional de Mvezo, localidade onde nasceu o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e que é presidido por seu neto Mandla, iniciará em abril a construção de um museu em homenagem ao filho ilustre dessa cidade ao sudeste da África do Sul.

A empresa encarregada pelo projeto, Afesis-Corplan, explicou nesta quarta-feira à Agência Efe que o "centro de interpretação de Mandela" - que pretende explicar a história do clã Mandela e as raízes familiares do ex-governante - é a primeira obra de um projeto ambicioso, que inclui albergue e hotel cinco estrelas.
Com orçamento de US$ 2,7 milhões, a construção será financiada pela Fundação das Loterias do Estado. A obra foi licitada em 20 de fevereiro e tem previsão de início para 28 de fevereiro de 2013, conforme relatório da empresa Afesis-Corplan.
O museu faz parte de um projeto maior na área de cinco hectares. O terreno inclui os vestígios da casa onde nasceu o ex-presidente Mandela há mais de 93 anos, lote que atualmente é alvo de uma disputa entre a família Mandela e o Governo da África do Sul.

A área foi declarada de interesse público em 2000 e confiada ao Museu Nelson Mandela, ligado ao departamento de Cultura da África do Sul, para a construção de centro expositivo. Em 2007, no entanto, os terrenos foram ocupados por Mandla Mandela, neto do prêmio nobel da Paz de 1993.
O pai de Nelson Mandela, Mphakanyiswa, foi chefe zulu da localidade até ser expulso de Mvezo pelo Governo colonial e obrigado a ir para Qunu, onde Mandela viveu dos dois aos nove anos.
A curadoria do museu do líder da luta contra segregação racial na África do Sul reconheceu em fevereiro de 2011 que a questão permanecia insolúvel.
Ena van Schalkwyk, que faz parte do principal partido da oposição na África do Sul, a Aliança Democrática (AD), e da comissão de Cultura, manifestou a Efe que, até o momento, não houve nenhum avanço na disputa pela área.
O projeto turístico, liderado por Mandla Mandela, encontrou a oposição de três habitantes de Mvezo, que levaram aos tribunais os planos de construção do hotel cinco estrelas. Esses moradores garantem que o complexo hoteleiro será construído sobre os túmulos de seus familiares.
Está previsto que a Corte Regional de Umtata (comarca da qual Mvezo faz parte) emita uma sentença nas próximas semanas. Apesar de as disputas sobre o hotel ainda não terem sido resolvidas, a empresa encarregada pelo projeto confirmou a Efe que deve iniciar a construção do museu no próximo mês. EFE
Fonte:Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário