TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Diálogo: O Estereótipo do Suspeito

esteriotipo-suspeito
Fixando uma investigação sobre um grupo em particular, é possível ver imediatamente que o tema da discriminação racial passa a ocupar posição central e destacada no mundo do rap. O racismo é denunciado de forma direta e incisiva na maioria das composições. Essa visibilidade aspira desmascarar as estratégias de negação e de suavização da questão racial, reivindicando do negro uma consciência de si mesmo, conclamando-o a não ser mais um número das estatísticas.
Com efeito, o esteriótipo do malandro é visto e substituído pelo mano, pelo sangue bom, geralmente descrito como sobrevivente, que se afirma por sua consciência e capacidade de pensar, de articular as ideias, de informar. Assim, por meio do rap, postulam a liberdade de expressão como condição de existência cultural, anunciando uma revolução verbal, pois “as grades podem aprisionar meu corpo, até minha alma, mas ela jamais vão aprisionar meu pensamento”(Facção Central).




Nenhum comentário:

Postar um comentário