TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cota beneficiou mais de 5 mil negros na UnB


universidade 001
O Sistema de Cotas para Negros da Universidade de Brasília (UnB) completou oito anos de existência em 2012. A destinação de 20% das vagas dos vestibulares realizados no período possibilitou o ingresso de 5.737 estudantes negros nos cursos da Instituição.

Além disso, o sistema foi validado neste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em votação unânime .

No último final de semana, ocorreu uma importante etapa do 2º Vestibular de 2012 da UnB. As entrevistas do Sistema de Cotas para Negros foram realizadas em Brasília. A convocação totalizou 2.079 candidatos dos 2.994 inscritos para concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas. A diferença corresponde aos candidatos que já tiveram a inscrição homologada pelo sistema em vestibulares anteriores e, assim, ficam dispensados de fazer a entrevista. A efetivação desta etapa vem contribuindo, ao longo de quase uma década, para a consolidação da política de ação afirmativa da UnB.

Os responsáveis pelos programas de inclusão racial da UnB comemoram a evolução e a decisão pela constitucionalidade da política de ação afirmativa. O Coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UnB, Nelson Fernando Inocêncio da Silva, considera que a decisão do STF dá mais responsabilidade à Universidade em ter uma visão de como será o futuro da política de cotas para negros. A reserva de vagas para o sistema, implantada a partir do 2º Vestibular de 2004, tem vigência de 10 anos. "Os desdobramentos da política de cotas após esse período devem seguir um curso social que compreenda a necessidade de a UnB continuar a atender a sociedade", pondera.

A avaliação de quem acompanha o sistema desde sua criação é de que houve uma evolução do processo, mas ainda é preciso promover uma abordagem quanto ao estudante cotista voltada à comunidade. "O debate sobre as experiências dos cotistas deve ser levado para dentro das escolas e da comunidade, a fim de que o Sistema de Cotas para Negros seja esclarecido de forma mais intensa", justifica Ivair Augusto Alves, Coordenador do Centro de Convivência Negra e da Assessoria de Diversidade e Apoio ao Cotista da Reitoria da UnB.

Ivair acrescenta que a qualidade acadêmica do sistema se encontra na compreensão do que ele representa para a Instituição. O Coordenador destaca que 90% dos cotistas que entraram na UnB foram a primeira pessoa de suas famílias a entrar no ensino superior. "São pessoas de famílias humildes. Para nós, este é um reflexo positivo que demonstra muito bem os objetivos do sistema", completa.

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário