O ex-craque holandês Ruud Gullit compareceu nesta segunda-feira ao Terra para divulgar uma nova rede social. Durante sua visita, o ídolo do Milan discutiu sobre o momento atual do futebol europeu. Um aspecto abordado foi os casos recentes de racismo ocorridos contra jogadores negros no continente.
"Racismo é uma doença dos ignorantes. Quando a economia não está bem, a pessoa busca a culpa em outra pessoa. Na Europa nesse momento a economia não está bem, e o racismo ainda existe", explicou Gullit.
Na Inglaterra foi possível observar jogadores reclamando de ofensas preconceituosas, como as proferidas pelo atacante Luís Suárez e o zagueiro John Terry. Ataques contra jogadores negros também vêm ocorrendo a partir de torcidas no Leste Europeu.
Gullit falou também sobre o momento econômico ruim de alguns centros tradicionais da Europa, como seu próprio futebol holandês. O país conta com times com muita história em torneios internacionais, mas há anos não consegue resultados de expressão. Para o ex-jogador, o motivo é simples.
"Porque não temos dinheiro. Não se pode comprar jogadores de 30 milhões de euros. Não é questão de talento, os mais novos vão para o exterior. Os olheiros vêm e tiram os mais novos. Há holandeses que nunca jogaram na Holanda", apontou Gullit, que no caso da derrocada do futebol italiano vê outra razão.
"Não é só dinheiro, o problema da Itália também são os estádios. Um bom exemplo é a Juventus, que jogava em um estádio pequeno, e hoje em um estádio de oitenta mil. Tem um novo estádio, com facilidades, camarotes. Agora tem estádio cheio em todas as partidas. A equipe tem dinheiro e visão", considerou o holandês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário