TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

terça-feira, 2 de outubro de 2012

NOTÍCIAS ESPORTIVAS - A história de mulheres negras no esporte


Bobby Gee | Traduzido por Guilherme Ferreira
Venus Williams, Cheryl Miller, Florence Griffith Joyner, Flo Hyman e muitas outras atletas negras devem gratidão às pioneiras que abriram esse caminho para essas mulheres negras brilharem nos esportes.
As pioneiras
Em 1929, a faculdade só para negros Instituto de Tuskegee (agora universidade) em Tuskegee, Alabama, começou uma das primeiras equipes de corrida de mulheres. Naquele mesmo ano, Ora Washington ganhou seu primeiro título da Associação Americana de Tênis. Ela manteve esse título de 1929 a 1936. Louise Stokes e Tidye (o nome dela encontra-se grafado também como Tydia) Pickett se qualificaram para as Olimpíadas de Los Angeles em 1932 em atletismo mas não foi permitido que elas competissem. Pickett e Strokes mais tarde se tornaram as primeiras mulheres negras a representar os Estados Unidos em Olimpíadas, em Berlim, Alemanha em 1936. Alice Coachman ganhou seu primeiro título de dez seguidos em salto em altura em 1939.

Mulher negra ganha ouro em Olimpíadas
Alice Coachman se tornou a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro em Olimpíadas. Coachman ganhou em salta em altura nas Olímpiadas de 1948 em Londres, Inglaterra. Coachman era membro do programa de atletismo do Instituto de Tuskegee e se formou em Moda em 1946. Coachman se tornou a primeira mulher negra a ser membro do Time de Atletismo Americano.

Primeiro atleta negro (homem ou mulher) a ganhar um título de Grand Slam
Em 1950, Althea Gibson jogou pela primeira vez (nenhum homem ou mulher tinha jogado até então) num evento da U.S. Lawn Tennis Association (USLTA). No ano seguinte, 1951, ela competiu como a primeira pessoa negra em Wimbledon. Gibson se tornou a primeira pessoa negra a ganhar um título no Grand Slam ao ganhar o Torneio de Roland-Garros em 1956. Gibson ganhou os títulos em Wimbledon em 1957 e 1958 e do USLTA nos mesmos anos. Gibson também se tornou a primeira mulher negra a ganhar um cartão da Ladies Professional Golf Association (LPGA) em 1964. Gibson se tornou a primeira mulher negra a entrar no Hall da Fama em 1971.

Primeira mulher americana a ganhar três medalhas de ouro numa única Olimpíada
Wilma Rudolph se tornou a primeira mulher americana a ganhar três medalhas de ouro numa única Olimpíada. Ele conseguiu isso nas Olimpíadas de 1960 em Roma, Itália. Ela ganhou na corrida de 100 m e 200 e foi membro da equipe de revezamento nos 400 m. No ano seguinte, Rudolph se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio James E. Sullivan. É o prêmio mais alto para o atletismo amador.

Mulher americana que competiu em cinco equipes de atletismo olímpico
Willye White se tornou a primeira mulher americana a competir em cinco Olimpíadas (1956, 1960, 1964, 19968 e 1972). White ganhou duas vezes medalha de prata em Olimpíadas. Ela ganhou a medalha de prata no salto à distância nos jogos de 1956 em Melbourne, Austrália e em 1964 em Tóquio, Japão. Ela foi membro da equipe do revezamento 4x100 m que ganhou medalha de prata.

Primeira mulher a jogar no time americano de basquete Harlem Globetrotters
Lynette Woodard, em 1985, se tornou a primeira mulher negra a jogar no time americano de basquete Harlem Globetrotters. Ela passou duas temporadas com os Globetrotters (1985-87) antes de se mudar para um time profissional de basquete na Itália (1987-89) e Japão (1990-93). Woodard era parte do time feminino de basquete que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de 1984.

Recorde mundial feminino de heptatlo
Jackie Joyner Kersee foi a primeira mulher a fazer 7000 pontos no heptatlo feminino nas Olimpíadas. Ela marcou o recorde mundial de 7291 pontos em heptatlo em 1986. Kersee ganhou duas medalhas de ouro em salto em distância e heptatlo feminino nos jogos olímpicos de 1988 em Seul, Coreia. Nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona, Espanha, Kersee repetiu sua performance e ganhou outro no heptatlo feminino e bronze em salto em distância. Kersee ganhou sua última medalha olímpica ao conquistar bronze em salto em distância nas Olimpíadas de 1996 em Atlanta, Georgia.

Fonte:  Ehow

Nenhum comentário:

Postar um comentário