TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LITERATURA: Wole Soyinka visita Salvador na semana da Consciência Negra


Fly N Negro DLL1
Na Semana Nacional da Consciência Negra, Salvador receberá o escritor nigeriano, Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. O escritor aceitou o convite do historiador Ubiratan Castro de Araújo para realizar na cidade o lançamento da obra "O Leão e a Jóia" (152 págs. Geração Editorial, tradução de William Lagos, R$24,90), primeiro livro de Soyinka lançado no Brasil. A edição brasileira tem prefácio de Ubiratan Castro, que dirige a Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O encontro com o escritor e lançamento do livro, com sessão de autógrafos, acontecem na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré, dia 19 de novembro de 2012, às 16h.
Primeiro africano negro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, nascido em Abeokuta, oeste da Nigéria, destacou-se na criação de obras para o teatro, mas também poemas, romances e ensaios. "O Leão e a Jóia" é uma peça teatral, escrita no final da década de 1950, e narra a disputa pelo amor de uma jovem, entre um velho líder de uma aldeia e um professor interessado na modernização dos hábitos, influenciado pela cultura ocidental.
Antes de desembarcar em Salvador, Wole Soyinka será homenageado na X Bienal do Livro do Ceará, que acontecerá até 18 de novembro de 2012, em Fortaleza. Para 2013, Soyinka está organizando um grande festival na Nigéria com o tema A Diáspora Portuguesa, e o Brasil terá destaque nas festividades, que reunirá todo tipo de arte, da literatura ao Carnaval. Mais informações no ww.fpc.ba.gov.br/novembronegro

Fonte: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário