TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Futebol Americano: ''Sou formado. Sou afro-americano. E sou gay''

por Anabela Macedo
michael-sam
Michael Sam, defesa de 24 anos, da Universidade do Missouri, e que deverá chegar à NFL, no próximo draft, em Maio, assumiu a sua homossexualidade, neste Domingo, em entrevista à ESPN e ao New York Times.
Sam foi considerado pela Associated Press (AP) como melhor defesa da temporada passada nos campeonatos universitários e torna-se, assim, no primeiro jogador de futebol americano a assumir-se como gay.
"Eu não tenho medo de dizer quem sou: Eu sou o Michael Sam. Sou formado. Sou afro-americano e sou gay", disse o jogador. Assim que entrar na NFL, ele será o primeiro jogador ativo da história da liga a ser declaradamente homossexual.
E, sem temores, adianta: "Eu quero ser um jogador de futebol na NFL. E só quero ir para a equipa que me escolher, a equipa que sabe que sou gay, mas também que trabalho muito. É essa a equipa que eu quero".
Michael Sam é um dos mais promissores jogadores de futebol americano e o seu lugar será, certamente, na NFL, liga que já se pronunciou, através do twitter: "Admiramos a coragem e honestidade de Michael Sam. O Michael é um jogador de futebol. Qualquer jogador com determinação e talento pode ter sucesso na Liga. Esperamos receber e apoiar o Michael Sam em 2014".

barack-sobre-michael-sam
Também no twitter, Michael Sam já agradeceu todo o apoio e dizestar "orgulhoso por poder contar a minha história ao mundo". O presidente norte-americano, Barack Obama, também reagiu na sua conta de twitter falando em "verdadeiro desportivismo".
Porém já outros jogadores antes assumiram as suas opções sexuais, depois de se aposentarem, como é o caso de Esera Tuaolo e também do cornerback Wade Davis.
E nos Estados Unidos, há ainda dois casos de atletas que fizeram tal anúncio ainda em actividade. Na NBA, o atleta do Washington Wizards, Jason Collins, que se assumiu a sua orientação sexual no fim da temporada 2012/2013. E na MLS, Robbie Rogers fez o mesmo anúncio. À época, o jogador havia se reformado, mas depois voltou atrás e actualmente joga pelo Los Angeles Galaxy.
Contudo, os especialistas colocam ainda o problema de saber em que medida esta revelação de Michael Sam lhe poderá condicionar o seu Draft. Pois muito dos clubes são propriedade de conservadores com ligações ao Tea Party.
*Com João Serra
Fonte: Modalidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário