TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sábado, 17 de dezembro de 2011

Acordo de Cooperação Seppir e Biblioteca Nacional preve co-edição em formato eletrônico de obras do acervo da Biblioteca Nacional em domínio púbico escritas por autores negros


Acordo, termo de cooperação e lançamento de coletânea marcam a data.
Para celebrar o Ano Internacional da Afrodescendência, assim como o mês dedicado ao tema, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) realiza no dia 28 de novembro (segunda-feira), da solenidade para celebrar a assinatura de acordos e termos de cooperação com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). O evento contará também com homenagem póstuma ao ativista, professor, escritor e poeta, Abdias Nascimento, e ainda o lançamento do livro "Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica", de Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca.
Entre os principais pontos dos acordos a serem firmados pela FBN com a SEPPIR para promoção da igualdade racial está a previsão de co-edição em formato eletrônico de obras do acervo da Biblioteca Nacional em domínio púbico escritas por autores negros. Está previsto o lançamento de editais para estudos e pesquisas ligados ao trabalho de homens e mulheres negros brasileiros. A divulgação da literatura de autores afro-brasileiros por meio de mostras, envio de livros para bibliotecas e ações de leitura é uma das metas do acordo.

Para efetivação das iniciativas, termos de cooperação serão assinados regularmente. O primeiro deles, a ser firmado no dia 28, prevê a implantação de cinco pontos de leitura em áreas habitadas por povos e comunidades tradicionais afro-brasileiros. A FBN irá oferecer mais de 600 obras voltadas para o tema a cada um dos grupos contemplados, além de material de informática e outros, como estantes e almofadas.
Dando início a uma rede denominada Pontos de Leitura 'Ancestralidade Africana no Brasil', o documento determina ainda a doação de mais cinco acervos temáticos. Essas medidas visam à adesão por parte da Biblioteca Nacional à campanha Igualdade Racial é Pra Valer, desenvolvida pelo Governo Federal por meio da SEPPIR.
Sobre o lançamento de Literatura e Afrodescendência, o evento contará com a presença de 20 escritores, todos residentes na cidade e com textos presentes na obra, que totaliza quatro volumes, e é composta por ensaios, referências biográficas e bibliográficas sobre 100 autores negros do Brasil Colônia até os dias de hoje. Desenvolvida com auxílio de 61 pesquisadores de 21 universidades brasileiras e seis estrangeiras, ela propõe uma reflexão acadêmica sobre o tema.
Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário