TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Deputada corta cachê de Luiz Caldas por considerar canção racista

O maior sucesso de Luiz Caldas incomodou a deputada estadual da Bahia, Luiza Maia (PT). Para ela, a canção "Fricote", é considerada de "cunho racista e depreciativa às mulheres negras". A canção tem a seguinte letra "Nêga do cabelo duro / Que não gosta de pentear / Quando passa na praça do tubo / O negão começa a gritar". As informações são do jornal A Tarde.
A solução para a deputada foi determinar o corte do cachê de Luiz Caldas em 30%, quando o cantor se apresentou em Camaçari, interior da Bahia. Luiza Maia é mulher de Luiz Caetano, prefeito do município.
De acordo com a deputada, a canção abala a "auto-estima da mulher negra" mostrando uma imagem de que ela seria "feia e desleixada". Para ela, isso constituiria também como "violência simbólica".
Luiza Maia já chegou a fazer um projeto de lei proibindo patrocínio públicos para artista que cantem músicas que, na visão da parlamentar, promovem a humilhação de mulheres.
"Fricote" é o maior sucesso de Luís Caldas, canção bastante popular na década de 1980. O nome da música batizou o movimento que geraria a atual axé music.

Confira a letra completa de "Fricote" :
Nêga do cabelo duro
Que não gosta de pentear
Quando passa na praça do tubo
O negão começa a gritar
Olha a nêga do cabelo duro
Que não gosta de pentear
Quando passa na praça do tubo
O negão começa a gritar
Pega ela aí pega ela aí
Pra quê?
Pra passar batom
De que cor?
De violeta
Na boca e na bochecha
Pega ela aí pega ela aí
Pra que?
Pra passar batom
De que cor?
De cor azul
Na boca e na porta do céu
Veja também o vídeo da canção:

Fonte: O Reporter