TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

africa-300
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília exibe, desde terça-feira, a mostra "Diálogos Africanos – Um Continente no Cinema", com filmes de Angola, África do Sul, Senegal, Cabo Verde, Marrocos, Guiné-Bissau, Argélia, Burkina Faso e Nigéria, informou a organização na sua página online.
A programação traz 20 obras que mostram a realidade africana, a partir de quatro perspectivas – filmes realizados no continente, filmes realizados em co-produção internacional, filmes produzidos por estrangeiros sobre África e filmes realizados por africanos exilados ou descendentes. "A ideia é seleccionar filmes que procuram estabelecer diálogos com África, seja entre países do continente, seja de nações africanas com outras, especialmente europeias", diz a curadora da mostra, Carolin Overhoff Ferreira, professora de cinema contemporâneo da Universidade Federal de São Paulo, que estuda a produção audiovisual africana desde 2000.
Carolin Overhoff Ferreira afirma que a diversidade cultural do continente africano faz com que não seja possível identificar uma única estética cinematográfica, mas acrescentou que a colonização e, principalmente, o processo de descolonização é ainda uma temática com forte influência nos 37 países africanos, de um total de 54, que produzem longas-metragens.
"De uma forma ou de outra, eles lidam com o facto de que são nações muito recentes e isso reflecte-se no cinema. Angola, por exemplo, teve um renascimento cinematográfico a partir de 2004, isso porque o país estava em guerra civil até 2002, o que comprometeu a produção audiovisual", disse.
No sábado, a curadora participa num debate no CCBB sobre o uso de filmes africanos no ensino da história afro-brasileira. A entrada para o debate, assim como para a mostra, é gratuita.
"É um cinema pouco conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas ele é importante, especialmente para o nosso país, pelas ligações históricas", rematou.
 Fonte: Jornal Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário