TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cota racial avança na USP

cotas-usp
O primeiro passo para adoção de cotas raciais na seleção de alunos da USP (Universidade de São Paulo) foi dado nessa quinta-feira.
A Congregação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco aprovou, em reunião, uma recomendação ao Conselho Universitário da universidade para que adote as cotas raciais.
Segundo "O Estado de S. Paulo", a justificativa do grupo para pedir a adoção do mecanismo é a "exclusão racial profunda" na universidade. A reunião contou com a presença de representantes do movimento negro, que expuseram as dificuldades em conseguir vagas.
A maior parte das universidades e faculdades públicas do país já adota algum tipo de cota. Mas a USP, Unesp, Unicamp e Fatec preferem outros sistemas. As instituições preferem privilegiar estudantes oriundos da rede pública de ensino médio.
No mês passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o sistema de cotas não fere a Constituição. Os ministros decidiram que o modelo é necessário para corrigir o histórico de discriminação racial no país.
Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário