TIRE O SEU RACISMO DO CAMINHO QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA COR. Georges Najjar Jr

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ESPORTE: Mulheres árabes comemoram crescimento no esporte: "Não haverá mais barreiras"


Noor Al Malki, dos 100 m, será uma das primeiras mulheres do Qatar em Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de Londres serão históricos para mulheres árabes. Únicos países que nunca tiveram mulheres na delegação, Qatar, Brunei e Arábia Saudita irão contar com a presença feminina nas Olimpíadas que começam nesta sexta. O fato inédito é comemorado até mesmo por atletas árabes que não irão aos Jogos.

“Nós somos pioneiras. Nós vamos abrir portas”, diz Mayson Mamoun, capitã da equipe saudita de basquete. O time do país só pode treinar em locais privados, o que fez com que a outra capitã, Maysan Al Sowayigh, convencesse seus pais a transformar o quintal de sua casa em uma quadra.
 
Ainda no início e sem vaga para os Jogos, a equipe tenta fazer com que os pais deixem suas filhas treinarem. A missão não é fácil, já que o esporte feminino é proibido em escolas públicas.
 
Em documentário sobre mulheres árabes no esporte, com exibições gratuitas no centro de Londres, Mamoun fala do sonho em ver sauditas jogando “publicamente” e das proibições de frequentarem clubes no país. “Eu acho que isso não vai durar para sempre”, diz. As gravações foram feitas antes que a Arábia Saudita anunciasse ainédita participação de duas mulheres nos Jogos de Londres.
 
O Qatar é outro país que tenta expandir a prática de esportes e irá exibir o documentário em Doha ainda este ano. No início da preparação para sediar as Olimpíadas de 2024, o Qatar terá uma delegação feminina pela primeira vez, com quatro atletas.
 
Uma delas é a jovem Noor Al Malki, de 17 anos, que disputa os 100 metros no atletismo. Malki, que corre com os cabelos cobertos, conta que no início tinha vergonha por não usar o tradicional véu islâmico, mas com o tempo foi encorajada pelos irmãos. “Eles diziam apenas para eu ser forte”. Além da futura realização das Olimpíadas, o Qatar sediou os Jogos Asiáticos em 2006, o que gerou os primeiros incentivos às mulheres esportistas.

FONTE: uol esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário